Marinha do Brasil participa da “Operação Binacional 2019” com Marinha de Guerra do Peru

15/05/2019
 
Navios brasileiros e peruanos durante ação no Rio Javari
 
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), participou, no período de 30 de abril a 10 de maio, da “Operação Binacional 2019”, em conjunto com a Marinha de Guerra do Peru. A operação tem o propósito de prestar assistência hospitalar e realizar inspeção e patrulha naval ao longo da calha do Rio Javari, localizado em uma fronteira natural entre os dois países.
 
Participaram da ação o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, o Navio Patrulha Fluvial “Rondônia”, ambos subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, e uma aeronave UH-12 do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, além do Navio Patrulha Fluvial “Clavero” e o Navio de Assistência Hospitalar “Corrientes”, da Marinha de Guerra do Peru.
 
Durante a operação, comunidades brasileiras e peruanas localizadas às margens do Rio Javari receberam atendimento médico e odontológico, além de orientação sanitária das equipes de saúde dos navios. O grupo-tarefa de cada país atendeu os seus nacionais e realizou intercâmbio de conhecimentos. No Brasil, foram atendidas as seguintes comunidades: Boa Vista, Campinas, Estirão do Equador, São Luís, Boa Esperança, Irari, Palmari e Serraria São João. Foram realizados 873 atendimentos, 1.428 procedimentos médicos, 2.804 procedimentos odontológicos e 280 exames laboratoriais.
 
Ribeirinhos durante atendimentos médicos e odontológicos, em Estirão do Equador-AM