Marinha do Brasil forma a maior turma de sargentos da história da Instituição

12/06/2019
 
Marinha formou 2.545 novos sargentos
 
A Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, realizada no dia 7 de junho, foi a que reuniu o maior número de formandos na graduação da história da Força Naval: 406 mulheres e 2.139 homens.
 
O evento, realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; de membros do Almirantado; do Prefeito do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela; e outras autoridades civis e militares.
 
Comandante da Marinha cumprimenta o primeiro colocado do curso
 
Presidente Jair Bolsonaro presidiu a cerimônia
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a cerimônia o fez lembrar dos tempos de caserna. “Estou me sentindo nos anos 70, quando entrei na Escola de Cadetes do Exército Brasileiro. Essa garotada, esses jovens que estão se formando hoje, carregarão a responsabilidade pelo destino da nossa pátria, cada um exercendo sua função dentro das organizações militares.”
 
O recém-formado Sargento Diego Gravina disse sentir muito orgulho em servir à Marinha. “Eu nasci para ser militar. Meu avô era militar e sigo os passos dele. Agora como sargento aumenta muito a responsabilidade. Temos que ser exemplo para os mais modernos e deixar o nosso legado.”
 
Ao todo, foram cinco meses de curso de formação. A próxima fase será a de aperfeiçoamento, que durará quatro meses, com encerramento em novembro.