Marinha do Brasil e Prefeitura de Cuiabá inauguram monumentos históricos na capital matogrossense

09/09/2019
 
Marinha presenteou Cuiabá com o busto do Almirante Tamandaré
 
No dia 27 de agosto, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), e a Prefeitura Municipal de Cuiabá promoveram a inauguração de monumentos novos e revitalizados na região do Porto da capital, como parte da comemoração dos 300 anos da cidade. A Banda de Música do Com6ºDN participou da programação cultural do evento, além de apresentações em outros locais durante o período.
 
A MB doou à capital matogrossense réplicas de um ferro tipo almirantado (âncora) e de um canhão naval, ambos do século XIX, que foram fixados na Praça Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, ao lado do busto do Almirante Augusto Leverger, conhecido como Barão de Melgaço, restaurado pela Prefeitura, assim como o Obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá, oferecido pelo município de Corumbá-MS e inaugurado em abril de 1919.
 
Cuiabá foi presenteada, ainda, pela MB, com um busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, fixado também na chamada Orla do Porto, ao lado do Museu do Rio. Na oportunidade, o Comandante do 6ºDN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, destacou que o evento é muito significativo para a MB, em particular para o Com6ºDN. “É um privilégio presenciarmos o incentivo da Prefeitura em revigorar o busto do Almirante Leverger, primeiro Comandante de uma força naval na então Província de Mato Grosso. Outra figura marcante é o Almirante Tamandaré, que teve importância expressiva na consolidação de nossa Marinha, que agora presenteia Cuiabá com o busto do seu Patrono. Agradeço a todos que, de alguma forma, participaram desse processo e se empenharam para preservação da história nesta fantástica cidade”, ressaltou.
 
Na mesma noite, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval e da Capitania Fluvial de Mato Grosso, participou da entrega do monumento histórico em formato de viola de cocho, em alusão à ligação entre Cuiabá e Corumbá. 
 
IMG_3383
Monumentos históricos no Porto de Cuiabá-MT