Marinha do Brasil e Governo de Pernambuco se reúnem para tratar de reforço nas ações de combate ao óleo

26/11/2019

Militares apresentam reforços para a Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”
 
Uma comitiva da Marinha do Brasil visitou, no dia 11 de novembro, o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, para tratar das ações que estão sendo implementadas na Operação “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida”.
 
No encontro, que ocorreu no Gabinete do Governador, estiveram presentes o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante, Fuzileiro Naval, Paulo Martino Zuccaro, o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Alan Guimarães Azevedo, e o Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Maurício Bravo.
 
Durante a reunião, foi debatida a continuidade dos trabalhos efetuados pela Marinha em conjunto com os demais órgãos federais, estaduais e municipais, além de instituições privadas e voluntários envolvidos. Discutiu-se, ainda, o reforço de militares e meios navais na limpeza das áreas atingidas pelo óleo, bem como a atuação de equipes móveis de saúde nas comunidades afetadas.
 
A Marinha do Brasil vem atuando, desde setembro, com a realização de monitoramento e limpeza do litoral nordestino, além de investigações na busca pela elucidação dos fatos. A “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida” engloba um esforço coordenado para a recuperação de patrimônios ambientais, sociais e econômicos, com a promoção de iniciativas de limpeza nas praias, manguezais e arrecifes, com o emprego de marinheiros, fuzileiros navais e mergulhadores de combate.

Autoridades discutem a continuidade dos trabalhos no combate ao óleo no litoral