Marinha do Brasil celebra os 180 anos da atual torre do Farol da Barra

06/12/2019


Vice-Almirante Silva Lima e convidados durante execução do cerimonial à Bandeira narrado
 
A Marinha do Brasil (MB) comemorou, no dia 2 de dezembro, os 180 anos da atual torre do Farol de Santo Antônio da Barra. Importante auxílio à navegação e um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Farol está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, primeira fortificação do Brasil, erguida nos idos de 1536. No local, em 1698, foi inaugurado o Farol da Barra, primeiro farol da nossa costa e o mais antigo das Américas, destinado a alertar os navios que por ali passassem sobre os baixios existentes no seu entorno.
 
A atual torre de sinalização foi inaugurada em 1839. O naufrágio do navio Galeão Sacramento foi o fato que marcou o início da sua construção. O Farol da Barra, que passou por várias modificações ao longo dos anos, opera ativamente até os dias de hoje, garantindo sinalização náutica aos navegantes na Bacia de Todos os Santos e é de responsabilidade da Marinha do Brasil.
 
Na abertura do evento, realizado ao pôr do sol, o Hino Nacional foi executado pela banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador. Na sequência, foi lida a Ordem do Dia do Comandante do 2° Distrito Naval, seguida do cerimonial à bandeira narrado. Presidida pelo Comandante do 2° Distrito Naval, Vice Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, a cerimônia contou com a presença dos comandantes das organizações militares subordinadas em Salvador e de representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do poder público local.
 


Cerimonial à Bandeira comentado é realizado no Farol da Barra