Marinha do Brasil apoia projeto Ribeirinho Cidadão 2019 em Mato Grosso com atendimentos no NAsH “Tenente Maximiano”

10/02/2019
 
Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” participa da etapa fluvial, que acontece até 14 de fevereiro
 
Começou no dia 4 de fevereiro, a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão em Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá), em solenidade realizada às margens do Rio Cuiabá. O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” iniciou os atendimentos no dia 31 de janeiro, antes da abertura oficial das ações da etapa fluvial, que segue até o dia 14 deste mês. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e conta com o apoio de várias instituições, entre elas, a Marinha do Brasil.
 
O titular da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Capitão de Corveta Thiago Cristiano Muniz Santos, participou da cerimônia de abertura, representando o Comando do 6º Distrito Naval. “O Poder Judiciário é exemplo para todas as instituições. Sabemos que a logística para essa expedição não é fácil, mas tudo isso foi superado pelo amor. Esse grande ato de amor ao próximo se materializa aqui”, destacou o Comandante Cristiano.
 
A equipe médica e odontológica embarcada no navio, também conhecido como "Navio da Esperança do Pantanal", realizou, só no dia da abertura do projeto (4), 195 atendimentos médicos e odontológicos, contemplando 542 procedimentos/ intervenções, além de distribuição de 1.711 medicamentos. Também foram promovidas Ações Cívico-Sociais (AciSo), com corte de cabelo e visitação pública ao navio.
O comerciante Romero Gustavo Reis elogiou o trabalho do NAsH. “Acho muito bom, pois todo ano a Marinha vem. Tenho muito a agradecer, o povo fica feliz com esses atendimentos, porque muitos não têm condições de ir para Cuiabá, o acesso é mais difícil. O pessoal já sabe quando dizem “o barco já chegou” e como essa população é muito carente, então todo mundo vem mesmo”, comentou.