Marinha conscientiza pescadores e navegantes sobre preservação das águas, no Piauí

24/03/2021
 
Militares da Marinha proferem palestra sobre
a importância da preservação do meio hídrico
 
A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI) realizou, dia 22 de março, palestras nas colônias de pecadores de Parnaíba (PI) e Luís Correia (PI) em comemoração ao Dia Mundial da Água. O objetivo foi conscientizar os proprietários de embarcações, pescadores e demais navegantes sobre a importância da preservação da qualidade das águas dos mares, rios, lagos e lagoas, e da fauna e flora marinhas.
 
As principais orientações apresentadas foram sobre os cuidados para evitar o  desperdício de água, a poluição hídrica com despejo de material que possa causar danos ao meio ambiente, como garrafas pets, sacos plásticos, tampas de garrafas, redes de nylons, óleo de motores, entre outros. Ainda explicaram o conceito de “Amazônia Azul”, destacando a importância dos espaços marítimos, rios e lagos com relação aos campos econômico, científico e ambiental.
 
Militares distribuem panfletos educativos sobre combate ao novo coronavírus
 
Rodrigo Anchieta, proprietário de embarcações de pesca, entende que o esforço de preservação deve ser coletivo. “Como proprietário, procuro falar com meus pescadores que devemos sempre recolher nosso lixo e depositar em locais próprios, pois é do mar que tiramos nosso sustento. A Marinha veio para reforçar essa mentalidade, por isso agradecemos pelo trabalho e presença no nosso dia a dia”, disse.
 
Na ocasião, os militares também distribuíram panfletos educativos sobre o combate ao novo coronavírus. As ações realizadas seguiram todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.