Marinha combate escalpelamento no interior do Pará

21/07/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
Militar instala cobertura de eixo em embarcação ribeirinha
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), com apoio do Aviso-Auxiliar “Breves”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, promoveu ação de enfrentamento ao escalpelamento, no período de 14 a 18 de julho, em Curralinho (PA). Foram realizadas, gratuitamente, 34 instalações de coberturas de eixos de motor de embarcações artesanais, que são utilizadas como meio de transporte pela população ribeirinha.
 
Também como parte das ações, militares da CPAOR conscientizaram tripulantes e passageiros sobre os riscos de acidentes para aqueles que navegam com o eixo exposto. A missão contou com a presença de representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cruz Vermelha, que levantaram dados para elaboração de projeto em prol das vítimas escalpeladas. Além disso, funcionários do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e da Universidade Federal do Pará conduziram estudos para a modernização das coberturas de eixo.
 
A CPAOR reforçou, também, a importância do uso de colete salva-vidas, doando 150 unidades a fim de preservar a vida humana.
 
Militar doa colete salva-vidas