Marinha apreende embarcação suspeita de contrabando de cigarros

22/02/2021
A embarcação apreendida por possível crime de contrabando chega a Salvador (BA) escoltada pelo NPa “Guaratuba”
 
O Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba” atracou, em 21 de fevereiro, no Porto de Salvador (BA), escoltando a embarcação “Brinco", apresada no dia anterior, durante ação de patrulhamento realizada nas proximidades de Mangue Seco (BA). A embarcação, que havia saído, inicialmente, do porto de Belém (PA), com uma tripulação de seis pessoas, transportava uma carga suspeita de milhares de caixas de cigarro. Na capital baiana, a embarcação foi entregue às autoridades competentes, para os procedimentos cabíveis.
 
Durante a abordagem inicial, foi verificada a inexistência de documento fiscal, além de não ter sido explicada a procedência da carga, em possível crime de contrabando. Foi verificado também que os tripulantes não possuíam habilitação para condução da embarcação e dois deles não portavam documento de identificação. Assim, a embarcação também foi apreendida e notificada pela Capitania dos Portos da Bahia.
 
O constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) proporcionará, cada vez mais, ações de combate a ilícitos em águas brasileiras, em um esforço integrado, em parceria com agências e órgãos governamentais.
 
A embarcação foi apreendida e notificada pela Capitania dos Portos da Bahia