Lutador José Aldo recebe a medalha “Amigo da Marinha”

04/02/2021
 


O lutador brasileiro de MMA José Aldo foi agraciado, na manhã de hoje (4),
com a medalha “Amigo da Marinha”
 
O lutador brasileiro de MMA José Aldo recebeu, hoje (4), a medalha “Amigo da Marinha”, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). O ato de imposição da medalha foi presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, e restrito a poucos convidados, em função da pandemia da Covid-19.
 


A Marinha do Brasil retribuiu a homenagem feita pelo atleta no UFC
 
Em sua última luta do ano de 2020, no Ultimate Fighting Championship (UFC), em Las Vegas, nos Estados Unidos, o atleta homenageou a Marinha do Brasil (MB) com um adesivo da Coroa Naval no lado esquerdo do peito. Ao ser questionado pela mídia nacional e internacional sobre o uso do adesivo, José Aldo afirmou se tratar de uma retribuição pelo empenho do CEFAN em contribuir para o aprimoramento de sua técnica de boxe. “Treinar com os atletas de tão alto nível técnico aqui do CEFAN tem me ajudado bastante. Estou aprendendo muito”, salientou. O CEFAN, com sua ampla tradição no desporto militar, tomou a iniciativa de apoiar a preparação física do lutador, cuja presença inspira e motiva os atletas do Programa Olímpico da Marinha.
 
Em seu discurso, o Almirante de Esquadra (FN) Zuccaro ressaltou o histórico de superação do atleta manauara, conhecido como “Campeão do Povo”. Nascido em uma família grande e humilde, José Aldo saiu da periferia e conquistou o mundo por meio do Mixed Martial Arts (MMA). “Sua carreira como atleta é espetacular, mas gostaria de ressaltar também sua trajetória de vida como cidadão, exemplo luta, garra, sacrifício e superação. Meu sentimento é de imenso orgulho por estar prestando-lhe essa homenagem mais do que merecida. Ficamos muito felizes em vê-lo envergando o brasão da Marinha em seu peito naquela belíssima vitória. Foi um gesto de amizade, de carinho com a Marinha, que agora estamos tentando retribuir da melhor forma possível”, destacou.
 


O CEFAN tomou a iniciativa de apoiar a preparação física do lutador
 
Criada em agosto de 1966, a medalha “Amigo da Marinha” é concedida a personalidades civis, militares de outras Forças, bem como a instituições que tenham se distinguido na divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento com a Força e na defesa dos interesses atinentes à MB.