31/07/2020

Comércio Marítimo, uma das atividades ligadas ao mar
Durante a 204ª Sessão Ordinária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), realizada em 30 de julho, visando à proposição de metodologia que permita mensurar o valor do mar para o Brasil, foi criado o Grupo Técnico (GT) “PIB do Mar”, coordenado pelo Ministério da Economia.
A Economia do Mar ou “Economia Azul” representa importante vetor de desenvolvimento para o País, sendo o conhecimento do Produto Interno Bruto do Mar (PIB do Mar) determinante para o processo de elaboração, implementação e condução de políticas públicas e ações relacionadas ao aproveitamento sustentável da “Amazônia Azul”.
O GT, por meio do estabelecimento de uma metodologia oficialmente reconhecida para o cálculo do PIB do Mar, visa quantificar, de forma metódica, uniforme, contínua e perene, o valor gerado pelo somatório das atividades ligadas ao mar, contribuindo para o engrandecimento do Brasil.

Economia Azul: um dos vetores de desenvolvimento para o País