
No convoo, militares iniciam o treinamento funcional com o exercício de “polichinelos”
Com o propósito de preparar fisicamente a tripulação para a Operação Líbano XIV, a Fragata “Liberal” implementou a prática do Treinamento Funcional (TF), nos horários de Treinamento Físico Militar (TFM).
A equipe do Programa de Apoio e Orientação ao Treinamento Físico Militar (PROA-TFM), do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), coordenada pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Nathalia Lima, iniciou os trabalhos com a Palestra “TFM, Qualidade de Vida e Saúde”. A palestra abordou aspectos importantes sobre as consequências dos sedentarismo, sobrepeso, envelhecimento e problemas posturais na qualidade de vida do militar, ressaltando o papel fundamental do exercício físico, especificamente do TF, na manutenção da saúde e das condições laborais a bordo.
Na busca de alternativas para execução do TFM a bordo, a equipe PROA-TFM realizou uma aula demonstrativa de sessenta minutos para os militares no convoo, com exercícios focados na força funcional, fortalecimento da musculatura do CORE (centro do corpo humano), agilidade e equilíbrio, valências essas fundamentais para um melhor aproveitamento do trabalho a bordo.
Movimentos naturais do ser humano como pular, puxar, agachar e girar podem fazer do TFM, constituindo-se em excelentes opções de treinamento em qualquer ocasião, mesmo em espaços extremamente restritos, como navios e submarinos. O custo para também a execução é mínimo, uma vez que o material utilizado é simples e facilmente adaptável à própria Organização Militar.
