Forças Armadas realizam extensa programação em comemoração à Semana da Pátria

11/09/2019
 
Militares uniram forças para atender a população com diversos serviços de saúde
 
Em alusão às comemorações da Semana da Pátria, Marinha, Exército e Força Aérea uniram forças para realização de uma Ação Cívico-Social conjunta, oferecendo uma extensa programação sociocultural e de assistência para população em Belém, no dia 08 de setembro. Equipes de saúde dos hospitais militares realizaram a bordo do Navio Auxiliar “Pará”, que estava atracado no cais da Escadinha da Estação das Docas, consultas com clínicos gerais, pediatras e dentistas, além de oferta de medicamentos, distribuição de kits de higiene bucal, aferição de pressão arterial, exames de ultrassom, mamografia e preventivo de colo do útero.
 
No galpão 3 da Estação das Docas, médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos fizeram orientações e tiraram dúvidas da população, tendo sido disponibilizado também vacinação e testes de hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, foram formalizados 40 processos, entre declarações de união estável, divórcios consensuais, guarda e guarda sócio-afetiva, entre outros serviços jurídicos. Consultores voluntários atenderam ao público com 200 cortes de cabelo, 66 atendimentos de limpeza de pele e 83 atendimentos de massoterapia.
 
O público também visitou e conheceu os detalhes do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio Fluvial. A fim de conscientizar e estimular a população para prevenção do meio ambiente e de doenças como a dengue, o evento também contou com uma pista de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com atividades infantis, e distribuição de sementes e mudas de árvores nativas da Amazônia, em parceria com as Secretarias de Meio-Ambiente do Estado e do Município de Belém.
 
Durante a ação, foram recebidas doações de livros infantis para a campanha “Maré do Saber”. Idealizada pela Sociedade Amigos da Marinha do Pará (Soamar-PA), em parceria com o Comando do 4º Distrito Naval, a campanha angaria livros infantis que serão levados pelos Navios da Marinha para o interior do Estado, a fim de serem doados para comporem os acervos das bibliotecas das escolas públicas em localidades ribeirinhas de difícil acesso. O objetivo da ação é contribuir com o desenvolvimento das crianças beneficiadas, estimulando a empatia, concentração, memória, imaginação e outras habilidades promovidas pela leitura nas crianças beneficiadas. A presidente da Soamar-PA, Sônia Nasaré Guedes de Souza, aproveitou o evento para doar dezenas de livros para o projeto.
 
A população fez fila para conhecer o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, que conduz a imagem peregrina da padroeira dos paraenses durante o Círio Fluvial