Força de Fuzileiros da Esquadra apoia ações preventivas contra o COVID-19

27/03/2020
 
Militares durante ações de reconhecimento e descontaminação do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”
 
No dia 25 de março, um destacamento composto por militares da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR) do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais foi empregado em atividades de descontaminação preventiva no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, em seu retorno da Operação “Apolog Sul 2020”. A ação teve como principal propósito reforçar os cuidados contra o novo coronavírus (CODIV-19).
 
Durante o desenvolvimento das atividades, quatro equipes especializadas executaram tarefas de reconhecimento e descontaminação das áreas e instalações do navio (passadiço, refeitório, cobertas, Centro de Controle de Máquinas e corredores de acesso). Para isso, os militares adotaram procedimentos de segurança, utilizando equipamento de proteção individual, como máscara de proteção respiratória, luvas, protetor ocular, botas e Tyvek (macacão/roupas de proteção nível C).
 
Como medida preventiva, agentes como álcool 70% e hipoclorito de sódio (água sanitária) foram utilizados na descontaminação das superfícies, em consonância com os protocolos sanitários em vigor.
 
Adicionalmente, no intuito de disseminar procedimentos e recomendações para prevenir e mitigar efeitos do contágio pelo novo coronavírus, foi realizado um adestramento para as tripulações de navios da Força de Superfície. Também foi ministrada instrução sobre descontaminação de ambulância, para militares da Unidade Médica da Esquadra.