Escola de Guerra Naval promove lançamento de livros

09/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Autores e organizadores das obras durante sessão de autógrafos
 
A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou, em 1º setembro, o lançamento de três livros produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM).
 
Um deles foi o livro “Maritime Studies: Visons and Perspectives”, organizado pelos Capitães de Mar e Guerra (RM1), Professores Doutores da EGN, Francisco Eduardo Alves de Almeida e William Moreira. Os organizadores ressaltaram que se trata de uma obra revisada e versada para o inglês de um primeiro livro lançado no âmbito do PPGEM em 2019, com o título “Estudos Marítimos: Visões e Abordagens”, e contribui para a internacionalização do Programa. Acrescentaram que a obra foi um projeto conjunto de docentes e convidados do PPGEM, com apoio da Fundação de Estudos do Mar e da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
 
Na ocasião, também foram lançados os livros “Arranjos Metodológicos” e “Explorando Futuros Possíveis”, no âmbito de Projetos do Laboratório de Simulação e Cenários (LSC) da EGN. O Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) Professor Doutor Claudio Corrêa destacou a excelência das obras lançadas, visto que organizadores e autores são pesquisadores do LSC. Observou que alguns deles são discentes ou egressos do PPGEM ou integrantes de outras Instituições de Ensino Superior, parceiras da EGN. O Comandante Corrêa ressaltou que são obras duais, pois incentivam a produção acadêmica e profissional de alunos, além de ser material didático aproveitado para aulas na disciplina de Pensamentos e Métodos Prospectivos do PPGEM.
 
A edição e impressão dos livros teve apoio do Estado-Maior da Armada, via projeto INOVA-PPGEM, em execução pela EGN.