DPHDM ilumina Ilha Fiscal em homenagem ao Dia de Conscientização do Autismo

12/04/2021
 
Iluminação especial para celebrar o Dia de Conscientização
do Autismo
 
De 31 de março a 7 de abril, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) iluminou, pelo segundo ano consecutivo, o histórico palacete da Ilha Fiscal (RJ) na cor azul, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.
 
O responsável pela iluminação especial foi o Segundo-Sargento (Eletricista) José Pether Naiff do Vale. Servindo há 17 anos na Marinha, seis deles na DPHDM, ele é pai de um menino autista, José Pietro, de 10 anos.
 
Em vez de eu ensiná-lo sobre a vida, foi ele quem veio me ensinar, trazendo consigo o autismo e me levando ao seu ‘mundo azul’, cheio de amor e delicadeza”, confessou o Segundo-Sargento Naiff. “Sinto-me gratificado em ter realizado essa iluminação, chamando atenção para a conscientização sobre o autismo, que não precisa mais de julgamentos, somente de compreensão”, completou.
 
José Pietro (esquerda) e Joseph Geovanni, filhos do Segundo-Sargento Naiff, visitam a Ilha Fiscal em família
 
Vestida” de azul, cor símbolo do autismo, a Ilha Fiscal foi um ponto de luz e esperança, no meio de Guanabara, neste momento de tantas incertezas e desafios para o mundo.