Diretoria-Geral de Navegação recebe visita do Presidente da Transpetro

14/10/2021
Diretor-Geral de Navegação e Presidente da Transpetro assinam
termo de doação de antenas satelitais
 
O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, recebeu, em 5 de outubro, a visita do Presidente da Transpetro, Luiz Eduardo Valente, acompanhado do Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Junior, com o propósito de promover o estreitamento de laços entre as instituições, proporcionando sinergia e troca de conhecimentos para o fortalecimento do Poder Marítimo Nacional.
 
Foram tratados assuntos relevantes para a comunidade marítima, como o e-Navigation e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). No encontro foi assinado o termo de doação de oito unidades de antenas satelitais para emprego nos navios da Marinha.
 
As antenas satelitais agregarão maior capacidade de comunicação para os navios de Assistência Hospitalar que operam na Região Amazônica em apoio às populações ribeirinhas, utilizando a modalidade de telemedicina para atendimento clínico, suporte assistencial e apoio a diagnósticos. Além disso, contribuirão para o aumento da consciência situacional do Poder Naval na Amazônia Azul, para um eficiente desempenho das atividades relacionadas à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar na extensa área de busca e salvamento, de aproximadamente 14,2 milhões de quilômetros quadrados, e para continuado suporte e interação nas atividades desenvolvidas pelos navios subordinados à Diretoria de Hidrografia e Navegação, relacionadas à hidrografia, oceanografia, cartografia e meteorologia marinha.