Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha realiza XXI Reunião da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha

05/11/2019
 
Apresentação do projeto de modernização da biblioteca do CIAW, reinaugurada em agosto
 
Em 23 de outubro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, no Museu Naval, a XXI Reunião da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM). Contando com representantes das 44 bibliotecas integrantes da Rede, o encontro promoveu a interação dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, reconhecendo a dedicação dos profissionais no suporte à atividade de Biblioteconomia na Marinha do Brasil (MB).
 
Na reunião, foram divulgadas as boas práticas que vêm sendo empregadas nas atividades desenvolvidas pela Rede BIM, como os projetos de: um Portal de Periódicos da MB, ainda em desenvolvimento, a ser gerenciado pela DPHDM; a criação de uma biblioteca na nova Estação Antártica Comandante Ferraz, pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar; e a modernização da Biblioteca Almirante Álvaro Alberto, do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
 
Foram debatidos, também, temas como as marcas de proveniência das obras, que contam sobre sua origem e história, e a elaboração de projetos culturais. Além disso, a Primeiro-Tenente Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski e a Primeiro-Tenente Jéssica Pereira do Nascimento, bibliotecárias da DPHDM, traçaram um panorama, em 2019, do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil e da Rede BIM, respectivamente.
 
O encontro contou ainda com homenagens a grandes colaboradores da Rede BIM em seus 15 anos de existência, como o professor Edson Schettine de Aguiar, filho do Capitão-Tenente José Maria de Aguiar, o “Patrão-Mor Aguiar”, que dá nome à biblioteca da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.
 
Intercâmbio de experiências entre bibliotecários
e auxiliares de biblioteca enriqueceu a XXI Reunião da Rede BIM
 
Transmitida também por videoconferência, a reunião permitiu a troca de experiências entre encarregados e auxiliares de bibliotecas de 30 organizações militares presentes no evento, dentre as quais: Estado-Maior da Armada; Escola Superior de Guerra; Diretoria de Engenharia Naval; Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha; Hospital das Forças Armadas, cuja biblioteca foi recém-inserida à Rede BIM; Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; Diretoria de Hidrografia e Navegação; Procuradoria Especial da Marinha; e Tribunal Marítimo.