Diretoria de Portos e Costas realiza “Seminário Marinha do Brasil - IMO 2019”

06/11/2019
 
Vice-Almirante Roberto reunido com participantes do evento
 
No dia 29 de outubro, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) promoveu o “Seminário Marinha do Brasil - IMO 2019”. O evento chega a sua segunda edição reunindo especialistas da própria Marinha, do Governo Federal, da academia e da comunidade marítima, para debater os principais aspectos relacionados ao transporte marítimo internacional, especialmente os de cunho ambiental. Além da presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, o seminário contou com a participação do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos.
 
A redução do teor de enxofre nos combustíveis marítimos, o controle e gerenciamento da água de lastro e sedimentos dos navios, bem como a mitigação das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa proveniente das grandes embarcações estiveram no centro dos temas abordados. O seminário destacou também o empoderamento feminino no setor marítimo, ressaltando a importância da igualdade de condições de trabalho entre mulheres e homens para enfrentar os desafios do transporte global de forma eficiente, segura e limpa.
 
Programação
O evento incluiu os seguintes painéis: “Água de Lastro e a Convenção BWM 2004”; “Regra 14 do Anexo VI da Marpol e as suas Consequências”; e “Mitigação das Emissões Provenientes de Navios de gases que Contribuem para o efeito estufa”. Entre os palestrantes convidados, estiveram presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores, da DPC, do Instituto do Mar Almirante Paulo Moreira, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo e do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima. 
 
Capitão de Fragata Cecília durante apresentação no Seminário