Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação promove projeto “Conhecendo o Arquivo da Marinha” com universitários

01/07/2019
Alunos da UERJ observam um dos volumes do documento “Arquivo do Almirante Tamandaré”
 
Nos dias 12 e 14 de junho, graduandos dos cursos de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) participaram do projeto “Conhecendo o Arquivo da Marinha”, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). A iniciativa consiste em uma visita guiada às instalações do Arquivo da Marinha, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro-RJ.
 
No dia 12, acompanhados pelo professor doutor Jaime Antunes da Silva, que foi Diretor-Geral do Arquivo Nacional no período de 1992 a 2016, os estudantes da UERJ, da disciplina “Arquivística”, conheceram o acervo documental, as práticas realizadas pelos profissionais do Departamento de Arquivos da Marinha, como o serviço de microfilmagem, e o Departamento de História da DPHDM, que também funciona no prédio do Arquivo.
 
Em 14 de junho, a professora doutora Elisa Frühauf Garcia, do Instituto de História da UFF, e alunos da universidade visitaram a Divisão de Processamento Técnico Arquivístico (responsável pelo recebimento, conservação e guarda de documentos históricos e administrativos) e a Seção de Documentos Iconográficos e Audiovisuais (que possui cerca de 133 mil fotos históricas e 2 mil arquivos audiovisuais), e conversaram com os historiadores da DPHDM — em especial sobre a primeira viagem de circum-navegação ao globo, de Fernão de Magalhães, cujo quinto centenário comemora-se neste ano.
 
A professora Elisa Garcia é representante no Brasil da Rede de Universidades Magalhânicas, que agrupa instituições de ensino superior localizadas em lugares onde a frota de Fernão de Magalhães passou durante sua expedição. Assim, além de conhecer o Arquivo da Marinha, a visita da acadêmica da UFF e dos graduandos em História possibilitou a troca de informações sobre esse importante fato da história marítima mundial, estreitando relações acadêmicas e institucionais para colaborações futuras.
Professora da UFF Elisa Garcia (ao centro) e alunos contemplam a obra
“Norte dos Pilotos” - manuscrito do Século XVIII com instruções para navegação