Diretoria de Hidrografia e Navegação participa do 49º Congresso Brasileiro de Geologia

02/09/2018
 
Apresentação de pôster sobre uma das aplicações
 do sonar de varredura lateral
 
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participou, no dia 21 de agosto, do 49º Congresso Brasileiro de Geologia, com a apresentação de um trabalho na Sessão Pôster, intitulado “Uso do Sonar de Varredura Lateral na Recuperação de equipamentos oceanográficos”.
 
O trabalho foi publicado pelos militares do CHM, Primeiro-Tenente (T) Fernanda Monteiro Passamani e Primeiro-Tenente (RM2-T) Adriano Guilherme da Silva, como consequência de uma operação conduzida com apoio técnico desses oficiais à equipe do Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”, em janeiro de 2018. Foi utilizado um sonar de varredura lateral emitindo ondas com frequências de 400khz e 900khz, para o rastreamento de um perfilador de correntes marinhas (ADCP) acoplado a uma poita nas proximidades da Baía de Sepetiba-RJ.
 
Esse tipo de sonar é usualmente utilizado para mapeamento de propriedades acústicas do fundo marinho, com várias aplicações em investigações científicas e militares.
 
O Congresso Brasileiro de Geologia é um dos eventos mais populares do Brasil no âmbito das geociências e conta com a participação de diversas entidades públicas, como universidades e agências reguladoras, além de instituições privadas atuantes na pesquisa e exploração sustentável das riquezas da Amazônia Azul.