DHN participa da Reunião Virtual da Comissão Hidrográfica para o Atlântico Sudoeste

08/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Reunião virtual da Comissão Hidrográfica para o Atlântico Sudoeste
 
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), na condição de Serviço Hidrográfico Brasileiro, participou, virtualmente, nos dias 31 de agosto e 1o de setembro, da 15ª Reunião da Comissão Hidrográfica Regional para o Atlântico Sudoeste (CHAtSO).
 
O evento tem como propósito coordenar as atividades hidrográficas e de produção cartográfica, bem como destacar cooperação e capacitação técnicas nas atividades relacionadas à Hidrografia, Cartografia Náutica e Informações de Segurança Marítima, além de desenvolver os produtos e serviços associados, na região compreendida entre os paralelos 01ºS e 47º20S (área entre Cabo Gurupi, no Pará, e Cabo Blanco, na Argentina) e entre a costa sul-americana e o meridiano 020ºW, incluindo a Bacia do Prata que desemboca nessa área geográfica.
 
A CHAtSO é uma das 16 comissões hidrográficas regionais existentes, tendo sido estabelecida em 2006. É formada pelos serviços hidrográficos da Argentina, do Brasil e do Uruguai na qualidade de Membros Plenos. Além disso, o Paraguai participa como Membro Associado e a Bolívia, como observador.
 
A DHN ainda participa de outras duas Comissões Hidrográficas Regionais: para a Antártica; e para a Meso América e o Mar do Caribe que conta com a participação de representantes de serviços hidrográficos nacionais de grande relevância, como é o caso dos Estados Unidos, da França, da Holanda e do Reino Unido, e é presidida pelo Diretor de Hidrografia e Navegação.