Demonstrações operativas e exposição marcam cerimônia pelo Dia da Independência

07/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Bandeira Nacional foi hasteada em cerimônia reduzida, no Palácio da Alvorada
Uma cerimônia restrita a autoridades e convidados, neste 7 de setembro, no Palácio da Alvorada, deu início às comemorações pelo 199º aniversário da Independência do Brasil. Além do cerimonial à Bandeira Nacional, o roteiro incluiu demonstrações operativas e exposição de meios militares e de órgãos públicos do Distrito Federal.
O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, desfilou no Rolls-Royce presidencial até o mastro em frente ao Palácio, onde assistiu, junto ao público, aos militares da equipe de salto livre da Brigada de Infantaria “Os Cometas” saltarem da aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
Fuzileiros navais e mergulhadores de combate em demonstração operativa da Marinha
Em sequência, todos acompanharam o hasteamento do Pavilhão Nacional, com a execução do Hino brasileiro e do Hino da Independência. Uma formatura de pelotões das Forças Armadas participou do cerimonial, que prosseguiu com a salva de 21 tiros de canhão.
O evento continuou, com a demonstração operativa da Marinha, unindo ações de fuzileiros navais e de mergulhadores de combate, que simularam uma infiltração para recuperar artefato de interesse nacional. Os militares realizaram a descida do helicóptero UH-15 “Super Cougar”, usando a técnica fast rope, resgataram o objeto e se retiraram em Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf). Uma exibição de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça encerrou a comemoração.
A Marinha também participou de exposição de meios operativos, com blindados do Corpo de Fuzileiros Navais e embarcação da Capitania Fluvial de Brasília, usada em patrulhas nas águas interiores. A exibição contou, ainda, com helicóptero da Força Aérea e carros do Exército, além de viaturas da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar.
 
Exposição exibiu ao público os meios operativos utilizados pela Marinha