Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio e Prefeitura de Paulicéia-SP formam 30 novos aquaviários

29/05/2019
 
Capitão de Corveta Paulo Farina, Delegado Fluvial, entrega caderneta e certificado a um formando
 
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, finalizou, no dia 11 de maio, o Curso de Formação de Aquaviários Nível 1, turma 1/2019. O curso foi ministrado no período de 6 a 10 de maio, atendendo uma solicitação da Prefeitura Municipal de Paulicéia-SP. Foram habilitados 30 novos aquaviários nas atividades profissionais de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas.
 
Fizeram parte da grade as disciplinas de Marinharia; Primeiros Socorros; Sobrevivência do Náufrago; Regras de Manobras, Luzes e Sinais Sonoros; Noções Básicas de Navegação; Noções Básicas de Estabilidade; Combate a Incêndio; Operações com Motores Diesel; e Prevenção da Poluição do Meio Ambiente.
 
O curso é classificado como Extra Fundo do Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (Extra-FDPEM) e é realizado com recursos próprios de instituições, entidades ou empresas interessadas em promovê-los. No caso da turma 1/2019, a Delegacia Fluvial atendeu uma solicitação da Prefeitura Municipal de Paulicéia-SP que arcou com as despesas.
 
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio recebe as solicitações para realização de Cursos Extra-FDPEM de órgãos públicos, associações de pescadores, colônias de pescadores, sindicatos de fluviários e entidades náuticas em geral. Após cadastramento no Sistema de Gerenciamento do Ensino Profissional Marítimo e análise do cronograma, a realização do curso é aceita e planejada.
 
A habilitação de novos aquaviários, além do caráter social, promove a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nos rios, que são as principais atribuições da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio no Oeste Paulista.