CTecCFN assina Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Goiás

18/10/2021
 
Assinatura do Acordo de Cooperação
 
O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) assinou, no dia 7 de outubro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para desenvolver projetos que potencializem o poder de combate das tropas de Fuzileiros Navais. O primeiro projeto será o do Robô Expedicionário, uma plataforma de sensoriamento voltada para as tarefas de reconhecimento de Infantaria, Engenharia e Operações Especiais.
 
O CTecCFN faz parte do Sistema de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil (SCTMB), sendo a Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) líder na área temática de Defesa Nuclear, Biológica, Química, Radiológica e Artefatos Explosivos e atuando em coordenação com as demais ICT nas outras áreas temáticas de ciência, tecnologia e inovação de interesse da Marinha.
 
Com o foco no envolvimento de integrantes da “tríplice hélice” para o desenvolvimento de novos produtos visando atender às demandas tecnológicas do Corpo de Fuzileiros Navais, o CTecCFN tem buscado celebrar parcerias estratégicas com o setor acadêmico desde o início de alguns projetos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma a contribuir com o SCTMB para atuar na fronteira tecnológica.
 
O estabelecimento de parcerias entre os atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma das ações estratégicas indicadas na Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Defesa, sendo o CTecCFN e a UFG componentes do SNCTI e classificados como operadores de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
No evento, esteve presente o Prof. Dr. Solon Bevilacqua - da Faculdade de Ciências e Tecnologia e membro da equipe de pesquisadores do projeto, representando a UFG, além do Comandante do CTecCFN, o Capitão de Mar e Guerra (FN) Celio Litwak Nascimento, e do Chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do CTecCFN, o Capitão de Corveta (FN) Fabrício Baroni de Carvalho.