Corveta “Caboclo” realiza Comissão “PROTRINDADE III/2022”

13/06/2022
Operações
 
Corveta “Caboclo” durante a Comissão “POIT”
 
A Corveta “Caboclo”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, localizado no Distrito Naval, Salvador (BA), realizou a Comissão "PROTRINDADE III/2022" na Região Oceânica da Ilha da Trindade, no período de 18 de maio a 4 de junho.
 
A comissão teve como finalidade o desenvolvimento das atividades do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade com instituições civis parceiras da Marinha do Brasil no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) e foi coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). A viagem teve o objetivo de transportar pesquisadores que realizam diversos estudos na Ilha da Trindade, que fica localizada no Oceano Atlântico Ocidental, a cerca de 1.170 quilômetros da costa brasileira, na altura de Vitória (ES).
 
Evidenciando a eterna vigilância da Amazônia Azul e em proveito da Comissão “PROTRINDADE III/2022”, a Corveta “Caboclo” também realizou ação de presença na Ilha de Martim Vaz, a fim de fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentos na área marítima mencionada, promovendo o apoio logístico da Marinha do Brasil (MB), atividade fundamental para a ocupação permanente de militares no POIT, garantindo a soberania do País e proporcionando, ainda, a manutenção e a vigilância da Zona Econômica Exclusiva brasileira.
 
Realização de ações de apoio às pesquisas científicas
 
As pesquisas científicas permitem identificar o potencial de exploração e utilização sustentável da região, contribuindo para preservação do meio ambiente. No caso particular da Ilha da Trindade, o caminho da ciência tem sido uma das prioridades da atuação conjunta da Marinha do Brasil, das instituições de pesquisa e universidades. As ações também demonstram o compromisso diuturno da Instituição em cuidar da nossa gente e proteger os recursos vivos e não vivos da nossa Amazônia azul.