Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste coordena Operação “Santos III”

30/04/2021
 
Embarcações dos órgãos envolvidos na Operação “Santos III”
realizam varredura no Canal de Santos
 
O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste coordenou, entre os dias 27 e 29 de abril, a Operação “Santos III”. A ação visou coibir a pesca ilegal, invasão da área de plataformas de petróleo, delitos ambientais, assim como o tráfico internacional de drogas.
 
Patrulhamento no Canal do Porto de Santos (SP)
 
As atividades ocorreram em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Santos Port Authority, Anvisa, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Fundação Florestal e Força Aérea Brasileira (FAB).
 
A operação mobilizou embarcações da Marinha, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, além de aeronaves do Ibama e da FAB. O patrulhamento marítimo estendeu-se durante três dias, recebendo apoio de voo de esclarecimento. Foram realizadas 69 abordagens a embarcações, entre elas 33 em navios mercantes, 9 em embarcações para transporte de passageiros, 20 em embarcações pesqueiras e 7 em embarcações de apoio portuário.
 
Aviso de Patrulha “Barracuda” em abordagem