
Ação de conscientização por meio da entrega de panfletos aos banhistas
na Praia da Ponta Negra, em Manaus-AM
Com o intuito de promover ações de conscientização ambiental alusivas ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), comemorado no dia 21 de setembro, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizou a coleta de aproximadamente duas toneladas de lixo nas áreas localizadas na orla do Rio Negro e proximidades. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se uniram para limpar todo o país, em apenas cinco horas. Este ano, 18 milhões de voluntários, de 157 países, unem-se nesse movimento considerado o maior da história no que tange à coleta de lixo. E a Marinha do Brasil está participando com a limpeza em praias, rios e lagos em todo o Brasil.
Em Manaus-AM, militares das organizações subordinadas ao Com9ºDN realizaram as coletas nas orlas do Complexo Naval da Ilha de São Vicente, do Complexo da Estação Naval do Rio Negro e nas redondezas do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Foi realizada, também, uma ação de conscientização aos banhistas na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste da cidade.
No dia 19 de setembro, foi realizado uma atividade lúdica com os alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista, localizada na Vila Buriti, Distrito Industrial, com o grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública. A atividade contou, ainda, com a presença de jovens dos Escoteiros do Mar.

Atividade lúdica com os alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista e dos Escoteiros do Mar com o grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública
