Comando do 6º Distrito Naval retoma atividades do Projeto “Marinheiro por um dia”

27/02/2020
 
Grupo embarcou no Monitor “Parnaíba“
 
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu, em 13 de fevereiro, a crianças, jovens e adultos do Leo Clube Corumbá uma experiência cultural em um navio da Marinha do Brasil (MB). A bordo do Monitor “Parnaíba”, 30 pessoas embarcaram no projeto “Marinheiro por um dia” e navegaram pelo Rio Paraguai.
 
Os visitantes presenciaram as manobras de suspender e atracar, conheceram algumas tradições navais e a rotina a bordo do navio mais antigo na MB ainda em atividade operativa. Na oportunidade, assistiram a um vídeo sobre a história do Monitor “Parnaíba” e a participação do navio na Segunda Guerra Mundial, bem como em operações e ações cívico-militares em populações ribeirinhas.
 
Conselheiro do Leo Clube Corumbá, Amin José Cestari Baruki, destacou que o projeto “Marinheiro por um dia” contribui para o futuro das crianças e dos jovens. “Essa oportunidade foi mais que um passeio, pois tivemos muitos aprendizados. A experiência também pode ter despertado o interesse em algum deles a ingressar nas Forças Armadas”.
 
Carlos Afonso, de 18 anos, só conhecia a rotina de um navio por revistas e documentários. “Foi a primeira vez que vivenciei tudo isso, descobri que há muito mais coisas por trás de toda a mecânica. Gostei de ver como os militares devem agir em uma situação inesperada, por exemplo, em caso de incêndio. No vídeo, conhecemos o navio antes e depois da modernização, vi de perto o convoo para helicóptero e estou muito feliz de ter embarcado em um navio que participou da Segunda Guerra Mundial. Agora, estou motivado a saber mais sobre as Forças Armadas”, disse o jovem.
 
Pietra Jeremias, de 17 anos, também afirmou ter ficado encantada com o projeto. “Superou minhas expectativas, não imaginei que veria e aprenderia tanta coisa. Nem sei dizer o que gostei mais, porque foi tudo muito interessante. Tive a oportunidade de tirar várias dúvidas, foi ótimo”.
 
Jovens conhecem rotina a bordo de um navio de guerra