Comando do 6º Distrito Naval celebra o 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

14/06/2022
Cerimônia
 
Cerimônia foi realizada no pórtico do Complexo Naval de Ladário
 
Em comemoração ao 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 6º Distrito Naval realizou, no dia 9 de junho, em frente ao pórtico do Complexo Naval de Ladário, cerimônia aberta ao público e com desfile militar. O evento contou a presença de autoridades civis e militares e estudantes da Escola Cívico Militar José de Souza Damy.
 
Foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem do Presidente da República. A liderança do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, o patriotismo do Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh e a bravura do Imperial Marinheiro Marcílio Dias durante a Batalha Naval do Riachuelo foram ressaltadas nas mensagens. Segundo o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, esses militares pertenceram a uma geração de heróis brasileiros que a despeito de todas as dificuldades, destacaram-se pelo amor incondicional ao Brasil e ao seu povo, em uma fase de nossa História que foi fundamental para a formação de uma Pátria livre, soberana e indivisível, dotada de grande extensão territorial e valorosos recursos naturais”.
 
Imposição da Medalha Ordem do Mérito Naval
 
Em reverência aos heróis da batalha, foram içados os sinais de Barroso e executada a salva de 17 tiros. O Comandante do 6º Distrito Naval efetuou a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval, no grau de Grande Oficial, ao General de Exército Anisio David de Oliveira Junior; no grau de oficial, ao advogado da União Aparecido dos Passos Júnior; no grau de cavaleiro, a Capitão de Mar e Guerra (Md) Beatriz Braga Vieira, Suboficial-MT Marcelo Borges da Silva, Suboficial-FN-EF Ailson José Uzeda, Suboficial-FN-IF Tayrone Jorge de Campos, e Suboficial-SC Maria Magdala Borriello de Mello.