Comando do 5º Distrito Naval realiza atividades pelo Dia Mundial da Água

26/03/2021
 
Militar da CPRS durante ação de conscientização pelo Dia Mundial da Água
 
O Comando do Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 22 de março, por meio de suas Organizações Militares (OM) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, atividades alusivas ao Dia Mundial da Água com a temática “Combate ao Lixo no Mar”. A iniciativa da Marinha teve o objetivo de incentivar a mentalidade marítima na sociedade por meio do slogan “Mar Limpo é Vida”.
 
As ações de conscientização foram adequadas às medidas de restrições adotadas pelas autoridades locais no combate à Covid-19. As atividades visaram à promoção da conscientização de proteção ambiental e à segurança da navegação, além de divulgar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e incentivar outras ações de combate à poluição marinha.
 
Palestra online realizada pela CPRS adequada às
medidas de restrições no combate à Covid-19
 
Além das Inspeções Navais, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), a Capitania Fluvial de Porto Alegre, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna desenvolveram ações educativas, como palestras. Já a Delegacia Fluvial de Uruguaiana realizou ação de limpeza nas margens do Rio Uruguai.
 
Operação "Verão 2020-2021"
As atividades do Dia Mundial da Água integraram a programação da Operação "Verão 2020-2021", que iniciou em 15 de dezembro de 2020 e foi finalizada em 15 de fevereiro. No total, os dados obtidos nesta edição da operação foram: 690 equipes utilizadas, 8.323 embarcações inspecionadas, representando um aumento de 20,33% em relação à operação anterior, 522 embarcações notificadas (+0,19%), 86 embarcações apreendidas (+43,33%), 15 Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurados (+87,5%), 17 acidentes ocorridos com vítimas e 254 usos do etilômetro.