Comando do 4º Distrito Naval realiza mutirão de limpeza de praias, mar e rios em quatro estados brasileiros

14/01/2021
 


Militares do Comando do 4ºDistrito Naval
durante ação “Combate ao Lixo no Mar”
 
O Comando do 4º Distrito Naval realizou, nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, no dia 10 de janeiro, ações de combate ao lixo no mar e rios, com a temática do “Combate ao Lixo no Mar”, como parte da programação da Operação “Verão 2020-2021”, realizada por meio de Capitanias dos Portos e Agências em várias cidades do Brasil. A ação seguiu todos os protocolos das autoridades sanitárias estabelecidas durante a pandemia da Covid-19.
 
Em Belém (PA), a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realizou limpeza na Praia do Amor, no distrito de Outeiro (PA), onde 18 militares coletaram 12 sacos de lixo. Além disso, uma equipe de lancha realizou a limpeza na orla da capital e uma equipe de terra distribuiu panfletos, passando orientações sobre a segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar/rio.
 
Militares da Capitania Fluvial de Santarém (CFS) reforçaram atividades de Inspeção Naval e limpeza nas praias do Rio Tapajós, nas orlas de Santarém (PA) e de Alter do Chão (PA), com recolhimento de 20 sacos de lixo.
 
Em Macapá (AP), o local escolhido pela Capitania dos Portos do Amapá para a realização da ação foi a Praia da Fazendinha, onde foram empregados nove militares e recolhidos dez sacos de lixo, com iniciativas focadas também na divulgação, junto à comunidade marítima, das atividades da Operação “Verão” e da importância da participação da sociedade no combate à poluição marinha, de rios e lagos.
 
A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque participou da ação de combate ao lixo no mar/rios com 13 militares, no Oiapoque (AP). Enquanto a Equipe de Inspeção Naval realizava Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, outra equipe executava a limpeza da orla do Rio Oiapoque e alertava a população quanto à importância de se manter o rio limpo.
 
A Capitania dos Portos do Maranhão realizou a atividade, simultaneamente, em São Luís (MA), Barreirinhas (MA), Praia do Araçagi (MA) e no Farol de Mandacaru (MA), com a participação de 14 militares, sendo coletados 36 sacos de resíduos.
 
Na praia de Atalaia, no município de Luís Correia (PI), e no Rio Igaraçu, último afluente do Rio Parnaíba, no Piauí, a ação ambiental contou com a participação de 48 pessoas, dentre militares da Capitania dos Portos do Piauí, agentes de limpeza da Prefeitura de Luís Correia, membros da Família Naval e voluntários, além da utilização de uma lancha, uma embarcação de casco semirrígido e uma moto aquática. Foram recolhidos 80 sacos de lixo.
 
A Prefeita da cidade de Luís Correia, Maria das Dores Fontenele Brito, expressou sua satisfação em apoiar a causa. “Hoje foi um dia de muito trabalho em parceria com a Marinha, foi muito gratificante ver tantas pessoas empenhadas na limpeza da nossa praia de Atalaia. Fico muito feliz e espero que essa parceria se mantenha”, disse.
 


Durante Inspeção Naval, militares recolhem resíduos em rio no Maranhão