Comando do 4º Distrito Naval celebra 39º aniversário de ingresso das mulheres na Marinha

11/07/2019

Oficiais e Praças de Belém-PA comemoram o ingresso das mulheres na Marinha
 
No dia 10 de julho, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou, na Base Naval de Val de Cães, a cerimônia militar em comemoração ao 39º aniversário de ingresso das mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil. Estiveram presentes todas as oficiais e praças das organizações militares subordinadas ao Com4ºDN sediadas na cidade de Belém-PA. 
 
O aniversário do Ingresso da Mulher nas fileiras da Marinha do Brasil remete à criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, ocorrido em 7 de julho de 1980, por iniciativa do então Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.
 
Pioneira, a Marinha foi a primeira entre as Forças Armadas brasileiras a admitir mulheres em seu efetivo, que compõe mais de oito mil integrantes. Desde então, a data histórica entrou para o calendário marinheiro, sendo celebrada nacionalmente.
 
O Comandante do 4º Distrito Naval, em seu discurso, destacou a importância das militares na Força Naval. “No contexto em que se somam equilíbrio e competência, as mulheres conseguem consolidar as conquistas, bem como promovem o gradual avanço na carreira naval e contribuem com uma Marinha atual, dinâmica e atenta a suas missões constitucionais”, ressaltou.

 


Comandante do 4º Distrito Naval reunido com militares sediadas em Belém-PA