Comando do 4º Distrito Naval apreende embarcações por irregularidades

11/10/2017
 
Embarcações apreendidas
 
O Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), em uma Operação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou quatro apreensões de embarcações no Furo do Arrozal, na noite de segunda-feira, 09 de setembro, por meio do Navio Patrulha “Guarujá”. Na ocasião, também foram presos em flagrante três condutores das quatro embarcações irregulares apreendidas.
 
As embarcações transportavam passageiros de Belém a Abaetetuba e, dentre as irregularidades constatadas, estão falta de habilitação por parte dos condutores, de documentação de registro e de material de salvatagem essencial para a segurança dos passageiros. O barco de pesca "Lima Lobato" também foi apreendido por estar transportando passageiros sem ter autorização para exercer essa atividade.
 
As embarcações “Comandante Andrei” e “Milagre de Santa Maria” e o barco de pesca “Lima Lobato” foram apresadas pelo Navio Patrulha Guarujá e encaminhadas para a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Durante o deslocamento do furo do Carnapijó até as proximidades de Val de Cães, as embarcações apresadas encalharam nas proximidades do furo das Mucuras. Os militares responsáveis pelo apresamento e a lancha da Capitania que escoltava as embarcações imediatamente prestaram o auxílio necessário e, após o desencalhe das embarcações, elas foram conduzidas até o Cais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.
 
Os três condutores foram indiciados e responderão criminalmente por expor a embarcação, tripulação e passageiros ao perigo com agravante de terem causado o encalhe das embarcações. Uma quarta embarcação, de nome "São Miguel", se evadiu após a abordagem do Navio Patrulha, porém todos os dados dela foram encaminhados ao Grupamento de Polícia Fluvial, e o seu Comandante será posteriormente interrogado e indiciado pelo mesmo crime.
 
As Equipes de inspeção da Marinha compareceram ao Grupamento de Polícia Fluvial para prestar depoimento e foi aberto um Boletim de Ocorrência denunciando o condutor do "São Miguel", que continua foragido.
 
Os fatos estão sendo apurados pela Capitania e pelo Grupamento de Polícia Fluvial.