Comando do 3º Distrito Naval realiza Seminário de História Militar em comemoração à criação da Força Naval do Nordeste

13/10/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
 
Seminário de História Militar” abordou aspectos da arqueologia da 2ª Guerra Mundial, do Plano de Defesa do Nordeste e da logística militar
 
O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, nos dias 5 e 6 de outubro, o “Seminário de História Militar – Aniversário de criação da Força Naval do Nordeste”, com palestras de militares veteranos da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Polícia Militar e de Pesquisadores.
 
Os palestrantes abordaram aspectos da arqueologia da 2ª Guerra Mundial, do Plano de Defesa do Nordeste e da logística militar construída nas bases de Recife (PE), de Parnamirim (RN) e da capital potiguar. Ao fim do primeiro dia, foi realizado um Cerimonial à Bandeira ao pôr do sol, com leitura da Ordem do Dia, do Comando de Operações Navais, alusiva ao Aniversário de Criação da Força Naval do Nordeste.
 
Cerimonial à Bandeira ao pôr do sol no Com3ºDN
 
Criada 79 anos, a Força Naval do Nordeste consolidou o início da participação da Marinha do Brasil na Batalha do Atlântico. No período dos conflitos, a Marinha efetuou a defesa das linhas de comunicação marítimas e assegurou a continuidade do transporte de matérias-primas essenciais ao esforço de guerra aliado, bem como permitiu que a navegação de cabotagem mantivesse as principais cidades brasileiras e, por conseguinte, a população abastecida de gêneros, combustíveis e insumos.