
O Comando do 3º Distrito Naval realizou uma cerimônia interna, no dia 8 de maio, alusiva ao “Dia da Vitória”, com a presença dos ex-combatentes Segundo-Sargento, reformado, José Florêncio Câmara, e o Marinheiro Ambrósio Araújo de Azevedo, que foram homenageados com um diploma.
Emocionado, o Segundo-Sargento Câmara disse que recorda momentos ruins, mas se diz feliz por poder repassar às pessoas suas histórias e experiências, fazendo questão de participar ativamente das cerimônias realizadas. Ele presenciou o naufrágio da Corveta “Camaquã” e tenta narrar aquele momento por meio de versos: “trilhei os caminhos da guerra com orgulho e com amor, defendendo a minha terra. Mas naquele duro revés, eu não vi bravo chorar, mas eu vi bravo cair. Eu não gosto de contar as coisas tristes que eu vi. Eu vi navio afundar, eu vi o mar engolir. Eu vi marinheiro ir morar no fundo do mar. Em uma trágica manhã, a Corveta “Camaquã” saiu do meio de nós. Afundou com seus heróis e ainda hoje está lá. Está lá, no fundo do mar”.
O Marinheiro Ambrósio, que é natural de São Paulo do Potengi (RN) e ingressou na Marinha em 1940, também falou sobre as homenagens recebidas. “Sinto-me gratificado com essa homenagem, pois é mais uma lembrança daquilo que fizemos”, disse. Após três meses de treinamento na Base Naval de Natal (RN), embarcou no navio G-6 “Goiana” que tinha como missão identificar e atacar submarinos, onde permaneceu até o final da 2ª Guerra Mundial.


