Comando do 2º Distrito Naval realiza intercâmbio com Marinha Real Sueca

15/04/2018
 
Oficiais da Marinha do Brasil participam de intercâmbio com a Marinha Real Sueca
 
No período de 27 a 29 de março, o Comando do 2º Distrito Naval recebeu uma comitiva de oficiais da Marinha Real Sueca, composta pela comandante da Força de Contramedidas de Minagem, pelo comandante de um Navio Caça-Minas Classe "Koster" e por um instrutor do Centro de Guerra de Minas sueco, como parte de um intercâmbio que visa aperfeiçoar o sistema de doutrina de Guerra de Minas da Marinha do Brasil.
 
Durante o encontro, que foi conduzido pelo Comando da Força de Minagem e Varredura e pelo Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas, foram realizadas apresentações dos meios e dos equipamentos utilizados na Marinha da Suécia e na Marinha do Brasil, demonstrando onde são empregados os tipos de operações, a estrutura de Guerra de Minas e sua importância para as Marinhas.
 
Na ocasião, a comitiva embarcou nos navios varredores classe “Aratu”, acompanhando exercícios operativos de varredura mecânica dupla, varredura de influência acústica e magnética e lançamento de bóia de canal varrido. Eles presenciaram também exercícios de adestramentos operativos como navegação em baixa visibilidade, navegação em águas restritas, navegação radar, exercícios de controle de avarias e avarias operacionais.
 
Em palestra sobre a Marinha Real Sueca, os oficiais brasileiros foram apresentados à estrutura organizacional da sua Força de Minagem e Varredura, seus meios operativos e ações de contramedida de minagem.
 
Durante o intercâmbio, os oficiais suecos tiveram a oportunidade de verificar o nível de adestramento das tripulações e como são realizadas as operações dos meios de contramedidas de minagem na Marinha do Brasil. Em contrapartida, foram transmitidos ensinamentos para aperfeiçoar os exercícios e adestramentos, visando incrementar a capacidade em operações de Contra Medidas de Minagem da Marinha.