Comandante da Marinha visita Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael

25/03/2020
 
O objetivo da visita do Comandante da Marinha (ao centro) foi fortalecer a mentalidade marítima e a ampliação do acesso aos esportes náuticos
 
No dia 3 de março, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, visitou o Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael na cidade de Niterói-RJ. Recebido pelos irmãos Lars e Torben Grael e pelo presidente do instituto, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Montes, o Almirante conheceu as instalações e algumas das diversas atividades do projeto, que tem como propósito incentivar os esportes náuticos, para todas as camadas sociais e tornar os barcos, instrumentos de educação.
 
Desde a fundação, em 1998, o Projeto Grael atendeu mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino. A cada semestre, aproximadamente, 400 alunos, com idade entre 9 e 29 anos, são formados nos cursos e programas de desenvolvimento esportivo (natação, vela e canoagem) e nas oficinas náuticas (capotaria, carpintaria, fibra de vidro, mecânica de motor diesel, mecânica de motor de popa, instalações eletroeletrônicas para barcos). Além disso, a instituição também disponibiliza uma biblioteca, aulas de educação ambiental e de marcenaria de forma gratuita.
 
A visita do Comandante da Marinha ao Projeto Grael estreitou os laços entre as partes e buscou fortalecer a mentalidade marítima e a ampliação do acesso aos esportes náuticos como instrumentos de educação, de profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social.
 


Comandante da Marinha e jovens atendidos pelo projeto