
Limpeza na Orla da Ilha de São Vicente
Para promover o conceito da “Amazônia Azul” em sua área de jurisdição, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) realizou, nos dias 13 e 14 de novembro, atividades voltadas à conscientização da sociedade para a importância desse patrimônio.
Na área que abrange a Orla da Ilha de São Vicente e o Complexo da Estação Naval do Rio Negro, foram realizadas limpezas e retirada de cerca de três toneladas de resíduos impróprios para reciclagem.
O tema também foi apresentado de forma dinâmica para os responsáveis e familiares de alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, durante visita ao 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
O “Dia Nacional da Amazônia Azul” é celebrado em 16 de novembro. Sancionada pela Lei n° 13.187, de 11 de novembro de 2015, a data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994. Além de reforçar a importância social e econômica dessa área para o desenvolvimento do País, o estabelecimento da data comemorativa busca promover o conhecimento sobre o mar brasileiro e suas riquezas.
Recentemente, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, proferiu palestra sobre a Amazônia Azul para os estagiários da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) do Amazonas.

Limpeza no Complexo da Estação Naval do Rio Negro
