Com9ºDN realiza “1º Simpósio de Assistência Hospitalar da Amazônia”

21/06/2017

 

Comandante do Com9ºDN destaca a atuação da Marinha na Amazônia Ocidental, durante abertura do simpósio

 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), promoveu, no dia 12 de junho, o “1º Simpósio de Assistência Hospitalar da Amazônia”, voltado para médicos, dentistas, acadêmicos, universitários, profissionais da área de saúde e empresas do setor.

O simpósio teve como propósito divulgar as operações de assistência hospitalar desenvolvidas na Amazônia Ocidental pela Marinha, por meio dos chamados “navios da esperança”. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em Manaus (AM).

Durante a abertura, o Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, destacou o início das operações de assistência hospitalar da Marinha. “Na década de 80, com a chegada dos navios de assistência hospitalar, iniciou-se a atividade de forma sistemática e em convênio com o Ministério da Saúde", relatou.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do Deputado Federal Vinícius Carvalho. Na ocasião, foram apresentadas as seguintes palestras: “A atuação da Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental”, pelo Vice-Almirante Hecht; “Assistência Hospitalar na Amazônia”, pelo Capitão de Mar e Guerra Pedro Lima Silva Filho e pela Primeiro-Tenente Priscylla Gouveia; e “Projeto Amazônico Oftalmológico”, pelo Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas e Médico Oftalmologista, Jacob Cohen.

À tarde, os participantes visitaram o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meireles”, atracado no Porto do Cacau Pirêra, no município de Iranduba (AM). A atividade fez parte das comemorações dos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha.

 

Participantes do simpósio visitaram o NAsH “Soares de Meireles”