Com4ºDN participa do II Seminário de Atividade de Inteligência e Defesa na Amazônia

13/11/2017


Abertura do evento pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo

 

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência, realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, o II Seminário de Atividade de Inteligência e Defesa na Amazônia, nas instalações do Centro Regional do CENSIPAM, em Belém (PA). O evento teve como objetivo intensificar a colaboração interinstitucional na comunidade de Inteligência por meio da análise de problemas de interesse nacional e internacional que cruzam as fronteiras da Amazônia na América do Sul.

 

Ao longo dos dois dias de seminário, especialistas de diversas áreas, organizados em cinco mesas temáticas, apresentaram palestras em torno da atividade de Inteligência e sua relação com a segurança pública, defesa nacional, setor financeiro e cibernético. A conferência de abertura foi proferida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Na mesa temática “Inteligência e Defesa”, o Capitão de Mar e Guerra Ricardo Jaques Ferreira, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apresentou a palestra “A Atividade de Inteligência em Apoio às Operações Interagências”.

 

Entre os presentes estavam o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no Pará, o Gerente da Agência Nacional de Telecomunicações no Amapá, Pará e Maranhão, o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, os Comandantes da Base Naval de Val-de-Cães, da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém e o Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, além de diversos profissionais como policiais civis e militares, promotores, militares da Marinha, Exército e Força Aérea, auditores-fiscais, bombeiros militares, entre outros.