Pular para o conteúdo principal

Com4ºDN comemora 152º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

  • Publicado em 18/06/2017 - 04:22
  • Atualizado em 18/06/2017 - 04:26
Compartilhe:

Comandante do 4º Distrito Naval em revista à tropa

 

No dia 9 de junho, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) comemorou o 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Força, em uma tradicional cerimônia cívico-militar no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Na ocasião, foi realizada a imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval.

O evento contou com a participação do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Alipio Jorge; do Prefeito de Belém (PA), Zenaldo Coutinho; do Comandante Militar do Norte, General de Exército Carlos Barcellos; do Comandante do I Comar, Major-Brigadeiro Carlos Minelli; do Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Eduardo Fernandes; do Ex-Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edlander Santos; do Secretário de Transportes do Estado do Pará, Kleber Menezes; do Deputado Estadual Coronel Neil; do Desembargador Milton Nobre, e demais autoridades.

Programação do 11 de junho no Com4ºDN

O Com4ºDN preparou uma vasta programação de eventos para comemorar a data. No dia 8 de junho, ocorreram duas sessões solenes, uma na Câmara de Vereadores da cidade de Belém (PA) e outra na Assembleia Legislativa do Pará. De 9 a 11 de junho, o Navio Patrulha “Guarujá”, do Com4ºDN, e o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”, do Com9ºDN, ficaram abertos à visitação pública no Cais da Escadinha. E, nos dias 10 e 11 de junho, foi realizada uma exposição de material da Marinha no Shopping Bosque Grão Pará, com apresentações da Banda de música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e demonstrações de atividades de cães farejadores do canil do Batalhão.

Para fechar a programação, de 19 a 23 de junho, o Com4ºDN organizará uma campanha de doação de sangue para ajudar a elevar os estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará.

Homenagem

No dia 8 de junho, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, foi homenageada em duas sessões solenes, uma de manhã na Câmara Municipal de Belém (CMB) e outra, a tarde, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

A sessão solene na CMB foi presidida pelo Presidente da Casa, Vereador Mauro Freitas, e reuniu autoridades das Forças Armadas, vereadores de Belém, representantes da Assembléia Legislativa do Estado do Pará e do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Já na Alepa, a sessão solene foi proposta pelo deputado Celso Sabino, como reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil. O deputado Raimundo Santos também se pronunciou, em nome do Parlamento Paraense, e lembrou que Riachuelo representou mais do que uma batalha vencida, mas a vitória das gerações vindouras.

 

Sessão Solene na CMB

 

Deputado Celso Sabino, proponente da sessão na Alepa, fala sobre a importância da data

 

 

Compartilhe: