Pular para o conteúdo principal

Com1ºDN representa a Marinha do Brasil em cerimônia

  • Publicado em 12/03/2017 - 16:57
  • Atualizado em 12/03/2017 - 16:57
Compartilhe:

 

Grupamento do Com1ºDN representa Marinha do Brasil na solenidade

 

No dia 21 de fevereiro, em Deodoro, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), foi realizada a cerimônia alusiva aos 72 anos da Tomada de Monte Castelo, na Itália. A solenidade, que homenageou uma das mais importantes batalhas do Brasil na Segunda Guerra Mundial, contou com a presença de ex-combatentes e seus familiares.

O evento teve a participação das três Forças Armadas e a Marinha do Brasil foi representada por um grupamento de militares do Comando do 1º Distrito Naval, que desfilou e reverenciou os heróis brasileiros envolvidos no confronto.

De acordo com o historiador Israel Blajberg, a cerimônia é a melhor homenagem que os 25 mil militares e voluntários poderiam receber. “A recordação da luta e do sacrifício daqueles bravos soldados é nosso dever de memória”.

A Batalha de Monte Castelo foi travada, ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Essa batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. 

 

Compartilhe: