CIANB realiza ato para licenciamento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica

31/10/2019
 
Diretor do CIANB recebe a licença de uso perpétuo do Sistema Integrado
 de Gestão Acadêmica (SIGA)
 
No dia 15 de outubro, foi realizado o ato simbólico de entrega da licença para uso perpétuo do sistema informatizado de gestão educacional Solis GE ao Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB). O licenciamento foi realizado pela Solis Ltda, empresa de implementação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco principal no mercado de Ensino.
 
Na ocasião, o Diretor do CIANB, Capitão de Mar e Guerra (IM) Victor Leal Domingues, acompanhado do Capitão de Corveta (IM) Thiago José Parreira, Chefe do Departamento de Ensino, e do Primeiro Tenente Fausto Saraiva de Oliveira, Encarregado da Divisão de Telemática, recebeu das mãos do representante da Solis, Senhor Samuel Koch, o documento de licenciamento e um CD com o código fonte do Sistema.
 
Rebatizado como Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), após customização (telas, funcionalidades e relatórios), em atendimento às regras de negócio do CIANB e às Normas do Sistema de Ensino Naval, o sistema trabalha com custo zero de licenças de software para banco de dados e sistema operacional e integra todos os processos e atores das três grandes áreas da gestão acadêmica do Centro: a Administração; o Corpo Docente; e o Corpo Discente. Cada área possui um perfil diferente de acesso, com funcionalidades próprias. Processos anteriormente manuais, amparados em planilhas eletrônicas e relatórios elaborados em editor de textos, passam a ser automatizados pelo Sistema, com consequentes grandes ganhos de eficiência, confiabilidade e segurança de dados.
 
Tais processos abrangem: o planejamento de cursos; a confecção e disseminação de grades de aula; a alocação de instrutores e professores; o controle de frequência; o lançamento, controle e acesso a notas; a emissão de certificados de conclusão; a emissão de diversos relatórios acadêmicos; dentre outros. A pesquisa parametrizada e a inscrição nos cursos conduzidos pelo CIANB passarão a ocorrer via SIGA, com acesso por meio da página do Centro na Intranet ou via aplicativo para smartphone, oferecendo às organizações militares e ao pessoal interessado nas capacitações um ambiente rico em informações e de fácil e rápida navegação.
 
O SIGA representa, assim, um importante e significativo avanço no gerenciamento acadêmico do CIANB,em alinhamento com a visão de futuro: ser reconhecido como a Escola de Gestão da Marinha, por meio da excelência na condução de atividades acadêmicas.