CIANB realiza a 2ª edição da Corrida Rústica "Intendência em Movimento"

30/08/2019
 
Participantes durante o aquecimento para a corrida
 
O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) realizou, no dia 21 de agosto, a 2ª edição do evento esportivo Corrida Rústica e Caminhada “Intendência em Movimento”, com a participação de 731 atletas, entre oficiais, praças e servidores civis, provenientes de 33 Organizações Militares (OM) dirigidas por oficiais Intendentes e/ou pertencentes ao Setor Secretaria-Geral da Marinha.
 
Composta por percursos de cinco e dez quilômetros, desenhados nas vias internas do Complexo Naval de Abastecimento e da via que margeia a Baía de Guanabara, conhecida como “via cinza”, e dividida em categorias por sexo e faixa etária, esta 2ª edição superou a de 2018, que teve 529 participantes de 23 OM. Estiveram presentes ao evento a quase totalidade dos Almirantes do Corpo de Intendentes da Marinha da ativa, inclusive o Diretor de Abastecimento da Marinha e Decano do Corpo, o Vice-Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade, bem como diversos titulares de OM, muitos como participantes.
 
O evento, que já se consagrou no calendário anual de atividades do Corpo de Intendentes da Marinha, tem por propósitos: o estímulo à criação e manutenção de hábitos saudáveis como componente da excelência em gestão, por meio da prática rotineira de exercícios físicos; a confraternização entre as tripulações das OM de Intendência; e a construção e fortalecimento do espírito de corpo. Visa, ainda, o fomento de ações sociais em benefício de pessoas carentes da sociedade, tendo arrecadado nesta edição, como doação dos participantes, 1.850 quilos em alimentos não perecíveis, os quais serão doados às seguintes Instituições de Caridade: Orfanato Santa Rita de Cássia, Associação Refúgio dos/as Meninos/as de Rua e Associação de Solidariedade à Criança Excepcional.
 
Com patrocínios e apoios internos e externos à Marinha, diversas atividades complementares compuseram o evento esportivo, ampliando a interação dos participantes, como: orientação nutricional e de saúde, com o apoio do Centro Médico Assistencial da Marinha (CMAM); demonstração de crossfit; massoterapia pós-prova; divulgação de projetos do Serviço de Assistência Social da Marinha e do Abrigo do Marinheiro, que também atuou como patrocinador máster do evento; disponibilização de serviços da Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha; distribuição de produtos de empresas apoiadoras; dentre outros.
 
O exercício físico é fator preponderante de aumento da produtividade em qualquer atividade, inclusive a intelectual. Adicionalmente, contribui para a melhora do clima organizacional, da qualidade de vida e da satisfação dos componentes da Força de Trabalho, sendo entendido como ferramenta de excelência em gestão. Assim, na busca de práticas de gestão atuais e inovadoras, o CIANB reconhece a atividade física como imprescindível em apoio aos objetivos estratégicos das OM, aplicando a estrutura e a expertise que possui para condução das disciplinas de treinamento físico militar de seus cursos de carreira na organização da “Intendência em Movimento”.
 
Participantes aguardam a largada do percurso de cinco quilômetros