CIAMPA promove cerimônia comemorativa aos 25 anos de parceria entre a Marinha e Arquidiocese do Rio de Janeiro

15/04/2019
 
 
 
No dia 10 de abril, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) realizou cerimônia alusiva ao 25º aniversário da parceria entre a Marinha do Brasil e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Há 25 anos, as instituições, reconhecidas pela sociedade brasileira por características como integridade e credibilidade, uniram-se, por intermédio da Pastoral do Menor e do Corpo de Fuzileiros Navais, para fazerem a diferença na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A parceria teve início com o “Pleitear”, programa da Pastoral do Menor, que, à época, encontrou no CIAMPA um aliado para a condução de atividades socioeducativas para 25 adolescentes.
 
Cardeal Dom Orani entrega medalha para adolescente do Profesp
 
 
Atualmente, são cerca de 2.500 jovens beneficiados, atendidos em nove organizações militares da Marinha, no Rio de Janeiro-RJ.

A cerimônia contou com as presenças do Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) César Lopes Loureiro; e demais autoridades civis e militares.

Durante a o evento, os paraninfos realizaram a entrega das medalhas aos jovens que participaram de competições esportivas realizadas entre organizações militares que executam o Programa Forças no Esporte (Profesp). Os jogos, realizados em 2 de abril nas instalações do CIAMPA, em parceria com a Pastoral do Menor, foram nas modalidades: futebol society, cabo de guerra e queimada.

O Coral da Oficina de Música do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, composto por adolescentes do Profesp, emocionou a todos com uma apresentação das canções “Aleluia” e “Garota de Ipanema”.
 
Dando continuidade à cerimônia, o Comandante do CIAMPA, CMG (FN) Alexandre Vasconcelos Tonini, destacou que a parceria poderia ser sintetizada por meio da junção dos lemas: “Quem acolhe ao menor, a mim me acolhe”, da Pastoral, e “ADSUMUS”, do Corpo de Fuzileiros Navais, que significa “aqui estamos e estamos prontos”.

Em seguida, o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) César Lopes Loureiro, ressaltou a alegria em celebrar a data e projetar os próximos 25 anos. Já o Cardeal Dom Orani João Tempesta destacou a importância da parceria entre a Igreja e as Forças Armadas em prol da juventude.
 
O Comandante do CIAMPA afirmou ainda que ambas as instituições acreditam que o caminho para transformar o País em uma nação de primeiro mundo é possibilitar que todos os jovens brasileiros sem distinção de condição social, raça ou credo, tenham acesso a uma educação de boa qualidade.

 
Cerimônia comemorativa de 25 anos de parceria entre a Marinha e a Arquidiocese