Chefe do Estado-Maior da Armada visita o Comando de Defesa Cibernética

22/05/2019
 
Visita do Chefe do Estado-Maior da Armada ao ComDCiber
O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, visitou, no dia 17 de maio, as instalações do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, em Brasília-DF.
 
Recepcionado pelo Chefe de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Décio Luis Schons, e pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Guido Amin Naves, o CEMA teve a oportunidade de conhecer o Centro de Defesa Cibernética, braço operacional do Comando; a Escola Nacional de Defesa Cibernética; e o Estado-Maior Conjunto, chefiado pelo Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves. Acompanharam o CEMA no evento o Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, Vice-CEMA, e o Contra-Almirante Ricardo Pereira da Silva, SubChefe de Logística do Estado-Maior da Armada.
 
Na programação da visita foram incluídas apresentações sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Comando, com destaque para as áreas funcionais de atuação e o emprego de ferramentas de compartilhamento de vulnerabilidades e ameaças cibernéticas.
 
A comitiva visitou ainda o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), organização militar subordinada ao Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, onde recebeu uma breve explanação sobre o Simulador de Operações Cibernéticas. Na ocasião, os almirantes presenciaram a participação de oito militares da Marinha do Brasil (MB) realizando os cursos de Guerra Cibernética e Eletrônica.
 
O cronograma contemplou ainda a ida ao 1° Batalhão de Guerra Eletrônica, ocasião em que conheceram algumas capacidades operacionais da organização militar. 
 
“Essa visita foi uma oportunidade para o CEMA conhecer as atividade desenvolvidas no ComDCiber em proveito da MB, com destaque para a capacitação de pessoal, compartilhamento de informações e ações colaborativas no espaço cibernético”, comentou o Contra-Almirante Francisco Neves, Chefe do Estado-Maior Conjunto do ComDCiber.
 
 
CEMA visita o CIGE