Cerimônia em Brasília celebra o dia da Vitória

20/05/2022
Cerimônia
 
Militares em formatura durante execução do Hino Nacional
 
O Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945, foi celebrado em cerimônia militar, no dia 18 de maio, na sede do Comando da Marinha, em Brasília (DF), homenageando os militares que combateram as potências do eixo naquele conflito.
 
Na cerimônia, foi lida a Ordem do Dia do Ministro da Defesa, que lembrou a participação do Brasil no conflito, ao lado dos Países Aliados, após ter navios de guerra e mercantes torpedeados e 1.474 vidas ceifadas pelas Forças Alemãs.
 
Ministro do STM proferiu algumas palavras ao final da cerimônia
 
A solenidade foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, acompanhado do Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e do Subchefe de Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante José Cláudio Oliveira.
 
Na ocasião, houve a execução do Hino Nacional, da Canção da Divisão Naval em Operações de Guerra e da Canção dos Combatentes da Marinha na Segunda Guerra Mundial. Ao final da cerimônia, o Ministro do STM proferiu algumas palavras destacando a bravura dos marinheiros durante o episódio, defendendo o litoral brasileiro, garantindo assim, o direito à livre navegação.