Cerca de 600 pessoas visitam o Navio Patrulha “Guaporé” em homenagem ao aniversário de Paranaguá-PR

12/08/2019
 
Público durante visita ao Navio Patrulha “Guaporé”
 
Em homenagem aos 371 anos de Paranaguá, celebrado no dia 29 de julho, o Navio Patrulha (NPa) “Guaporé” esteve aberto à visitação pública no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Cerca de 600 pessoas conheceram o navio e os equipamentos de bordo, no dia 4 agosto.
 
O NPa “Guaporé” realizou ainda missão de Patrulha Naval, Inspeção Naval e Ações de Presença na área de fundeio na Barra de Paranaguá, acesso ao Canal da Galheta e ao Porto de Paranaguá, entre os dias 1º e 5 de agosto.
 
As atividades no litoral paranaense fazem parte da missão do navio de exercer a fiscalização do tráfego aquaviário, visando o resguardo dos recursos do mar territorial, Zona contígua e Zona Econômica Exclusiva contra a ação de frotas pesqueiras estrangeiras atuando ilegalmente; contribuir para a segurança das plataformas de exploração de petróleo, contra ações de sabotagem; realizar patrulhas costeiras, visando o controle do litoral e de áreas marítimas costeiras; e ações de Busca e Salvamento Marítimo, sob responsabilidade do Salvamar Brasil. A missão realizada no Paraná é decorrente da subordinação como navio-estação do Grupamento Naval do Sul-Sudeste, sediado em Santos-SP e com abrangência na área marítima de jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval.
 
O NPa “Guaporé” realizou missão de Patrulha Naval, Inspeção Naval e Ações de Presença na área de fundeio na Barra de Paranaguá