CEPE-MB e EGN promoveram o Simpósio Internacional “O Poder Marítimo no Século XXI”

16/04/2018
 
O evento visou fomentar o debate sobre diferentes aspectos envolvidos  na relação das  Marinhas com o Poder Marítimo
 
No dia 26 de março, como parte integrante do programa de eventos do Encontro Internacional de Grandes Veleiros "Velas Latinoamerica" 2018 (VLA-2018), o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), realizou o Simpósio Internacional “O Poder Marítimo no Século XXI”, a fim de fomentar o debate sobre diferentes aspectos envolvidos na relação das Marinhas com o Poder Marítimo.
 
O Simpósio, o qual teve lotação máxima no AuditórioTamandaré, foi aberto pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e contou, no período da manhã, com palestras  do Professor Emérito de Estudos Marítimos do King's College of London e Presidente do Corbett Centre for Maritime Policy Studies do Reino Unido,  Geoffrey Till; e do Chefe do Departamento de Estratégia Marítima do U.S. Naval War, James Holmes. O Prof. Dr. Geoffrey Till abordou o tema “The Navies and the Future”; e o Prof. Dr. James  Holmes discorreu sobre “Naval Strategy and Maritime Power in the  21st Century”.
 
 No período da tarde, o Comandante da Armada do Chile e representantes das Marinhas da Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, México, Peru, Uruguai e Venezuela participaram de painéis nos quais abordaram a visão das respectivas Marinhas sobre o tema do Simpósio.
 
A programação das atividades teve continuidade, na Escola de Guerra Naval, com dois colóquios: no dia 27, o Prof. Dr. Geoffrey Till tratou do tema “The Roles of the Navies in the Maritime Security Agenda”; e no dia 28, o Prof. Dr. James Holmes palestrou sobre “The US Navy and the increase of autonomous systems”.
 
Os eventos tiveram como público-alvo Conselheiros e Colaboradores do CEPE-MB; Almirantes e Oficiais Superiores em cargos de Comando e Direção na Área Rio; Oficiais-Alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares; mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), pesquisadores e estagiários do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) e do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) – setores que integram a EGN; além de representantes da comunidade acadêmica e das escolas militares coirmãs.